Infecção pelo HIV

Tempo de leitura: 4 minutos

Vídeos

Neste tópico serão disponibilizados vídeos relacionados ao conteúdo de cada GT! Eles têm como finalidade ser uma ferramenta complementar, facilitando o aprendizado!

“Replicação do vírus HIV”

Canal: Sara Costa 

“HIV AIDS Replication Animation Video”

Canal: GetBetterGuide 

“Replicação do HIV no Corpo Humano & Ação dos Medicamentos Anti-Retrovirais”

Canal: Tatiana Moreira

“HIV & AIDS – signs, symptoms, transmission, causes & pathology”

Canal: Osmose

Flash cards

Flash card – HIV
“Estrutura do HIV” – Cedido gentilmente por Joyce Teixeira Noronha Martins Cavalcante.

Quer colaborar com o seu flashcard?

Mande para o e-mail: infecto2019@—.com

Obrigado!

Questões

Aqui serão disponibilizadas questões diversas acerca dos conteúdos dos GTs.

As questões vão sendo adicionadas ao longo do módulo após a resolução do seu respectivo GT.

Questões de provas anteriores

1) Todos são mecanismos patogênicos do HIV, exceto:

a)Formação de sincícios

b)Infecção preferencial de linfõcitos TCD4+

c)Infecção de macrófagos

d)Uso de transcriptase reversa para converter seu Dna em Rna

e)Uso de integrase para unir dna viral ao dna do hospedeiro

2)O teste laboratorial normalmente empregado para o diagnóstico do indivíduo soropositivo é realizado pelo ensaio imunoenzimático qualitativo conhecido como ELISA. Assina-se a alternativa correta:

a)Esse teste diretamente a presença do RNA viral e, portanto, deve ser mais eficiente no início da infecção.

b)Esse teste não é empregado para realizar o diagnóstico de indivíduo soropositivo, exceto de ele já estiver com sintomas da AIDS.

c)Esse teste detecta diretamente a presença do vírus e, portanto, o resultado deve ser positivo durante todo o curso da doença.

d)Esse teste detecta a presença da enzima transcriptase reversa, que é a responsável pela replicação viral.

e)Esse teste pode ser negativo se for realizado logo após a infecção, pois a quantidade de anticorpos contra vírus HIV ainda é baixa. 

3) Paciente de 45 anos de idade, portador de vírus HIV há cerca de 10 anos, faz uso de antirretroviral, apresenta infecção herpética disseminada, candidíase oral e febre. Com essas características podemos concluir que:

a)O paciente está na fase aguda de infecção pelo HIV, sendo as infecções oportunistas a característica mais marcante.

b)A Transcriptase Reversa é uma enzima com alta precisão, evitando dessa forma o aparecimento de mutações frequentes. Por conta disso, o vírus pode escapar da atividade dos medicamentos antirretrovirais.

c)O paciente apresenta intensa ativação dos linfócitos Th1, em detrimento do Th2, fazendo com que o vírus escape da ação dos anticorpos anti-HIV.

d)O paciente provavelmente apresenta sincícios formados de macrófagos espalhados pelo organismo, pois é um dos mecanismos que os vírus utilizam para escapar da ação dos anticorpos.

e)O diagnóstico por ELISA só pode ocorrer nos três primeiros meses após a infecção, uma vez que os anticorpos sintetizados no início da infecção não reconhecem os micro-organismo mutado anos depois.

Extras

Algumas estratégias extras que nos envolvem de uma forma diferente com o módulo “Mecanismos de agressão e defesa“!

  • CoursEra “Stories of infections“ – Este curso online disponibilizado na plataforma CoursEra foi desenvolvido pela Universidade de Stanford e é lecionado pela professora Maya Adams, MD – É projetado para 6 semanas, possui materiais e aulas sobre diversas infecções, inclusive assuntos dos GTs. Para saber mais: https://www.coursera.org/learn/stories-of-infection/home/welcome

 

  • Filme “Clube de Compras Dallas”. Trailer:

Descrição no YouTube: “Vencedor de dois prêmios na edição de 2014 do Globo de Ouro – melhor ator para Matthew McConaughey e melhor ator coadjuvante para Jared Leto – o drama “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club) já tem trailer oficial com legendas em português.
Dirigido por Jean-Marc Vallée, o longa ainda conta com participação da atriz Jennifer Garner e é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, Woodroof entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos e passa a contrabandear drogas ilegais do México para concluir seu tratamento”.

 

  • Profissão Repórter – “Quem são e como vivem os portadores do HIV, o vírus da Aids”