Imunidade humoral

Tempo de leitura: 3 minutos

ImunoVídeos

Neste tópico serão disponibilizados vídeos relacionados ao conteúdo de cada GT! Eles têm como finalidade ser uma ferramenta complementar, facilitando o aprendizado em Imunologia!

“The Humoral Immune Response” (Vídeo termina em 4min14s)

Canal: Cancer Research Institute 

“Activation of Complement System Immunology HD Animation” – Sobre via alternativa e clássica do sistema complemento, o vídeo não cita a via da lectina. Obs: Conforme atualização, o complexo C4b2a é a C3-convertase da via clássica.

Canal: Microbiotic

ImunoArt

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.“

Leonardo da Vinci

Para complementar nosso aprendizado no módulo “Mecanismos de agressão e defesa“, foram selecionadas algumas “obras“, entre elas mapas, esquemas, desenhos e paródias, relacionadas com os assuntos dos GTs! Algumas delas até produzidas por pessoas que passaram por este módulo e outras de artistas desconhecidos.

Arte 1 – GT5: “Imunologia- Células da Imunidade x Baço”

Autoria de Adriane Feitosa, a qual já foi monitora do módulo “Mecanismos de agressão e defesa”

 

Quer colaborar com o seu desenho, pintura, mapa, algo que te impulsione artisticamente e melhore a compreensão em Imuno?

Mande para o e-mail: imunosite2018@gmail.com

Obrigado!

Questões

Aqui serão disponibilizadas questões diversas acerca dos conteúdos dos GTs.

As questões vão sendo adicionadas ao longo do módulo após a resolução do seu respectivo GT.

Questões de provas anteriores:

1)Qual dos seguintes isotipos de anticorpos facilitam a ligação sequencial dos componentes c1, c4, c2 e c3 do sistema complemento?

a) IgA e IgD

b) IgA e IgE

c) IgD e IgM

d) IgE e IgG

e) IgG e IgM

2) Sobre a resposta adquirida humoral, escolha a alternativa correta:

a) A produção eficiente de anticorpos é função dos linfócitos B ativados e independente totalmente da participação do linfócito T

b) Os linfócitos T e B concentram-se em regiões distintas em linfonodos e baço não ocorrendo interação entre eles durante a ativação da resposta humoral.

c) A troca de classe de imunoglobulina secretada pelos linfócitos B/plasmócitos ocorre rapidamente no caso de antígenos não – proteicos.

d) A liberação de IL-4 pelos linfócitos TCD4+ estimula linfócitos B a liberar IgG1 e IgG3.

e) A imunoglobulina M é precocemente secretada pelos linfócitos B após ativação sendo característica da fase aguda de infecções, podendo haver aumento progressivo de IgG com o passar do tempo.

3) Uma mãe infectada com HIV não pôde amamentar seu filho pois poderia passar o vírus para ele. Por conta disso, o filho também deixou de receber proteção imunológica da mãe. Marque a alternativa que mostra o anticorpo que não foi repassado para o filho devido à falta de amamentação:

a)IgA

b) IgG

c)IgE

d)IgM

e)IgD

Extras

Algumas estratégias extras que nos envolvem de uma forma diferente com o módulo “Mecanismos de agressão e defesa“!

  • CoursEra “Stories of infections“ – Este curso online disponibilizado na plataforma CoursEra foi desenvolvido pela Universidade de Stanford e é lecionado pela professora Maya Adams, MD – É desenvolvido para 6 semanas, possui materiais e aulas sobre diversas infecções, inclusive assuntos dos GTs. Para saber mais: https://www.coursera.org/learn/stories-of-infection/home/welcome