Imunidade contra Leishmania chagasi

Tempo de leitura: 3 minutos

ImunoVídeos

Neste tópico serão disponibilizados vídeos relacionados ao conteúdo de cada GT! Eles têm como finalidade  ser uma ferramenta complementar, facilitando o aprendizado em Imunologia!

“Ciclo de vida da Leishmania no homem”

Canal: videosINBEB

“Leishmania Resposta Th1 e Th2”

Obs: Cuidado! “De todas as APCs, células dendríticas expressam maiores níveis de coestimuladores -> são potentes estimuladoras de células T VIRGENS.” | “Células T EFETORAS DIFERENCIADAS podem responder a antígenos apresentados por células que não as dendríticas, ex: macrófagos e linfócitos B” Abbas, capítulo 9 – Ativação de linfócitos T”

Canal: Ana Laura Ferreira

 

ImunoArt

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.“

Leonardo da Vinci

Para complementar nosso aprendizado no módulo “Mecanismos de agressão e defesa“, foram selecionadas algumas “obras“, entre elas mapas, esquemas, desenhos e paródias, relacionadas com os assuntos dos GTs! Algumas delas até produzidas por pessoas que passaram por este módulo e outras de artistas desconhecidos.

Arte 1 – GT3:

Quer colaborar com o seu desenho, pintura, mapa, algo que te impulsione artisticamente e melhore a compreensão em Imuno?

Mande para o e-mail: imunosite2018@gmail.com

Obrigado!

Questões

Aqui serão disponibilizadas questões diversas acerca dos conteúdos dos GTs.

As questões vão sendo adicionadas ao longo do módulo após a resolução do seu respectivo GT.

Questões de provas anteriores

01 – Miguel, Reslem e Danielle discutem imunologia no corredor da UNIFOR. Miguel afirmou que o microrganismo Leishmania se reproduz na forma promastigota metacíclica no interior de um hospedeiro vertebrado. Reslem confirma e ainda afirma que a resposta mais efetiva contra a Leishmania se dá pelos linfócitos Th 1. Danielle se contrapõe aos dois argumentos, afirmando ainda que a forma amastigota se reproduz no interior do hospedeiro vertebrado e que a resposta Th 1 levaria a uma infecção disseminada. Marque a alternativa que apresenta os argumentos coerentes contra o microrganismo estudado no início do módulo: 
A – Apenas Danielle está correta.

B – Apenas Miguel e Reslem estão corretos.

C – Apenas Miguel está correto.

D – Os três alunos estão errados. 

02 – Após a resolução do GT 3, alguns alunos do segundo semestre do curso de medicina da UNIFOR se reuniram para revisar o conteúdo. Com relação às alternativas a seguir, assinale V ou F: 
(     ) A melhor resposta contra o Leishmania é a via Th 1, pois ela ativa os macrófagos, destruindo assim os patógenos.

(     ) Danielle concorda com Suzana e diz ainda que essa ativação dos macrófagos se dá pela ação do IFN – gama.

(     ) Como forma de escape, o Leishmania muda de promastigota metacíclico para amastigota dentro do fagossoma do macrófago.

(     ) A Leishmania desacelera a fusão do fagolisossoma através do LPG e do GP 63.

Extras

Algumas estratégias extras que nos envolvem de uma forma diferente com o módulo “Mecanismos de agressão e defesa“!

  • CoursEra “Stories of infections“ – Este curso online disponibilizado na plataforma CoursEra foi desenvolvido pela Universidade de Stanford e é lecionado pela professora Maya Adams, MD – É projetado para 6 semanas, possui materiais e aulas sobre diversas infecções, inclusive assuntos dos GTs. Para saber mais: https://www.coursera.org/learn/stories-of-infection/home/welcome

 

  • Episódios de séries médicas

Dr. House, “Simple Explanation  – Temporada 5, episódio 20. → Leishmaniose visceral.