Imunidade inata

Tempo de leitura: 4 minutos

ImunoVídeos

Neste tópico serão disponibilizados vídeos relacionados ao conteúdo de cada GT! Eles têm como finalidade ser uma ferramenta complementar, facilitando o aprendizado em Imunologia!

“Imunidade Inata – rolamento dos leucócitos“

Canal: Down Zero

“Imunidade Inata – Reconhecimento inato de patógenos“

Canal: Down Zero 

“The Inflammatory response“

Canal: Johnny Clore 

“Acute inflammation“

Canal: Rey Marvin Espina 

 

ImunoArt

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.“

Leonardo da Vinci

Para complementar nosso aprendizado no módulo “Mecanismos de agressão e defesa“, foram selecionadas algumas “obras“, entre elas mapas, esquemas, desenhos e paródias, relacionadas com os assuntos dos GTs! Algumas delas até produzidas por pessoas que passaram por este módulo e outras de artistas desconhecidos.

Arte 1 – GT1: “Recrutamento dos Neutrófilos”

Autoria de Adriane Feitosa, a qual já foi monitora do módulo “Mecanismos de agressão e defesa”

 

Quer colaborar com o seu desenho, pintura, mapa, algo que te impulsione artisticamente e melhore a compreensão em Imuno?

Mande para o e-mail: imunosite2018@gmail.com

Obrigado!

Questões

Aqui serão disponibilizadas questões diversas acerca dos conteúdos dos GTs.

As questões vão sendo adicionadas ao longo do módulo após a resolução do seu respectivo GT.

Questões de provas anteriores:

01 – Alguns microrganismos como o Streptococus pneumoniae não são fagocitados facilmente e precisam da ajuda de moléculas chamadas opsoninas para realizar tal processo. Marque a alternativa abaixo que mostra uma opsonina utilizada pelos fagócitos na imunidade inata: 
A – Bradicinina

B – Proteína C – Reativa

C – PAF  

D – C5a

E – IgG  

02 – Mateus Miguel nasceu com deficiência nas vias de sinalização do receptor Toll. Em uma de suas monitorias de imunologia na Faculdade de Medicina ele descobriu que essa deficiência acarretaria em um aumento da suscetibilidade a infecções por Bactérias Gram – Negativas. Assinale que componente é exclusivo dessas bactérias e não é reconhecido pelo sistema imune em pacientes portadores dessa deficiência: 
A – Peptideoglicano

B – Ácido Lipotecóico

C – Lipopolissacarídeo

D – Fosfolípídeo 

03 – O processo de recrutamento dos neutrófilos acontece quando as ________________ são expressas no endotélio por ação das citocinas ________________ e ________________, permitindo o ________________, que consiste de ligações fracas. A ________________ somente ocorre quando as integrinas mudam sua conformação por ação da quimiocina ________________. Por fim, ocorrerá a ________________, que consiste na passagem propriamente dita do neutrófilo do vaso para o tecido.  

04 – Durante o processo inflamatório são produzidas grandes quantidades de quimiocinas. Referente a essas, assinale V ou F: 
(    ) No local da infecção, tanto os macrófagos como as células endoteliais produzem quimiocinas;

(    ) Estimulam o endotélio a expressar selectinas, resultando na forte adesão de neutrófilos;

(    ) Induzem um rápido aumento da afinidade da selectina com seu ligante nos monócitos, principais células da inflamação aguda; (    ) Participam da quimiotaxia dos neutrófilos, direcionando-os ao foco inflamatório, onde ocorre a infecção;

(    ) Os neutrófilos ainda tem a capacidade de aderir e sofrer diapedese sobre o endotélio quando as quimiocinas não são produzidas na inflamação. 

05 – Tanto na Imunidade Inata quanto na Adquirida, contamos com a participação de um grupo de proteínas que compõem o sistema complemento. A respeito de suas funções, complete as lacunas com as proteínas que apresentam essa atividade: 
A opsonização é realizada pelo __________ e a quimiotaxia dos neutrófilos para o local inflamado é realizada pelo __________. 

06 – No que se refere ao papel do sistema imune inato contra os microrganismos, assinale V ou F: 
(    ) Os receptores Toll – Like (TLRs) são específicos para diferentes componentes dos microrganismos e os sinais gerados pela sua ligação atuam através da transcrição do NF – kB;

(    ) O INF – gama é um potente ativador das funções microbicidas das células fagocitária;

(    ) As células NK não são capazes de reconhecer as células hospedeiras infectadas pelo microrganismo. 

07 – Um garoto de 16 anos tem apendicite aguda (infecção do apêndice). Assinale as células que estarão mais aumentadas no seu leucograma em número, de acordo com essa sua condição:

A – Basófilo

B – Eosinófilo

C – Neutrófilo

D – Monócito

E – Linfócito

Extras

Algumas estratégias extras que nos envolvem de uma forma diferente com o módulo “Mecanismos de agressão e defesa“!

  • CoursEra “Stories of infections“ – Esse curso online disponibilizado na plataforma CoursEra foi desenvolvido pela Universidade de Stanford e é lecionado pela professora Maya Adams, MD – É projetado para 6 semanas, possui materiais e aulas sobre diversas infecções, inclusive assuntos dos GTs. Para saber mais: https://www.coursera.org/learn/stories-of-infection/home/welcome